"BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO." APOCALIPSE 19:9.

A Pedra da igreja e o Rei edificador

        Em Mateus 16:13, Jesus pergunta aos discípulos sobre quem as pessoas dizem que Ele é, e eles respondem dizendo que o povo o reconhece como um profeta. E então, Jesus faz a mesma pergunta aos discípulos, e Pedro responde que Ele é o Cristo. "Cristo" significa ‘Rei ungido’. 

        Mas por que Jesus estava preocupado em saber o que as pessoas diziam sobre Ele? A resposta para essa pergunta está no versículo 18:

“E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.”

        A palavra ‘igreja’ vem do grego ‘ekklesia’. Somente os reis gregos (e depois os romanos) edificavam ekklesias. Por isso Jesus precisava ser reconhecido como Rei por, pelo menos, uma pessoa. Pois assim, Ele teria legitimidade na Terra para também edificar a Ekklesia dEle.

        A igreja de Cristo começou a ser edificada depois dessa resposta que Pedro deu a Jesus. Pedro confessou a Jesus dizendo “Tu é o Cristo”, e então, Jesus confessou a Pedro dizendo “Tu és Pedro.” Pois Ele disse, em Mateus 10:33:

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.”

        Pedro não é a pedra da igreja. Se você observar, no versículo 23, Jesus chama Pedro de “satanás” instantes depois de Ele confessá-lo. Pois o Pedro se empolgou com a confissão e tentou interferir na obra do Senhor. Como Pedro seria a pedra se ele mesmo foi severamente repreendido por Jesus por agir de forma tão irresponsável?

        A igreja não está fundamentada no poder e sabedoria dos humanos. Observe que Jesus diz “minha igreja”. A igreja é de Cristo. Ele é a pedra em que a igreja está fundamentada.

        É pela confissão que Jesus continua, ainda hoje, edificando a igreja dele. Por isso que Ele disse “E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Ou seja: 'com a minha majestade reconhecida na Terra edificarei a minha igreja.’ Esse “edificarei” não significa que Ele ainda vai edificar, mas que Ele permanecerá edificando. O Senhor estava dizendo que, a partir daquele momento, Ele iniciaria a edificação de Sua igreja. Essa edificação está ‘a todo vapor’ até hoje, e seguirá assim até o Grande Dia. Amém!

Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.

Fique em Deus.

Postar um comentário

0 Comentários