Vamos supor que um senhor, chamado José, decide ir de carro ao supermercado. O mercado é o objetivo do sr. José. O caminho que leva ao mercado é a prioridade dele. E a disciplina é dirigir corretamente pelo caminho até chegar ao mercado. O sr. José sabe onde quer chegar (mercado), por onde chegar (ruas) e o que fazer para chegar (dirigir).
O objetivo é o primeiro a ser determinado, mas o último a ser conquistado. Devemos ser disciplinados para cumprir todas as exigências pelo caminho até chegar onde determinamos. Jesus nos ensinou sobre isso usando apenas duas frases. Veja:
“Eu (Prioridade. Jesus.) sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai (Objetivo) senão por mim (Jesus, novamente. Disciplina).”
João 14:6.
E o Senhor não usou qualquer objetivo em Seu ensinamento. Ele nos revelou o melhor objetivo possível: o Pai. É por causa desse versículo que todo cristão sabe que amar e obedecer a Cristo (Disciplina) é a única forma de viver com o Pai para sempre. Observe que Jesus também disse que Ele é a verdade e a vida. Andar com Jesus é uma verdadeira e vivificante aventura. Enquanto os ansiosos e ‘serenos’ se (des)esperam com o 'sobe e desce' das políticas, os cristãos esperam em Deus.
Se o Pai é o objetivo, e o Caminho é Cristo, então o amor, a perseverança e a fé formam a disciplina necessária para a conquista desse objetivo:
“Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
Filipenses 3:13-14.
“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
2 Coríntios 4:16-18.
Todos temos nossos objetivos pessoais. Se você já definiu os teus, então seja disciplinado (a). Persevere nas condições necessárias até você alcançar tuas metas. Mas lembre-se que de nada adianta conquistar tudo nesse mundo, e depois partir para a eternidade sem Jesus:
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
Mateus 16:26.
“Corrida dos ratos” é um termo usado para estilos de vida entediantes e prejudiciais. Muitas pessoas que ‘aproveitam a vida’ usam esse termo para alertar aqueles que não vivem uma ‘vida plena' porque estão na 'corrida dos ratos'. Mas o que poucos sabem é que mesmo que você tenha liberdade financeira, uma saúde perfeita, amigos e uma família maravilhosa você ainda estará na ‘corrida dos ratos’ se você não estiver em Cristo. Se o Pai não for o teu objetivo principal todos os outros objetivos se revelarão sem sentido e tediosos depois de um tempo. Mas se você colocar Deus como o centro de tua vida, tudo que você planejar e executar será potencializado com propósitos alimentados pelo amor e pela paz gerados pela certeza da eterna salvação em Cristo:
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:31-33.
Aprenda com Jesus a priorizar as coisas certas. Afinal de contas, Ele é o caminho e a própria vida eterna. Você conhece uma vida mais plena do que essa?
“Escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias”
Deuteronômio 30:19,20.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
Fique em Deus.
0 Comentários