As pessoas repetem a frase "Jesus morreu por nós", mas muitas ainda não compreendem o que isso significa. Foi por isso que resolvi fazer essa série, pois acredito que a mensa-gem da Cruz de Cristo é a mais importante que uma pessoa precisa ouvir e compreender. Saber exatamente onde o Novo Testamento começa é essencial para compreendermos o plano de Deus e para cumprirmos nossa parte na obediência pela fé. Então, vamos lá:
Jesus era o filho primogênito, e por isso, seus pais o consagraram ao Senhor:
“E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);”
Lucas 2:22-23.
Só este versículo já é suficiente para nos mostrar que Jesus viveu no tempo da lei. Se o Novo Testamento começasse logo após o nascimento de Jesus seus pais teriam sido orientados pelo anjo a não seguir os man-damentos da lei. Mas eles não só seguiam a lei como ensinaram a Jesus a andar de acordo com a lei. Observe que Jesus ia à sinagoga aos sábados:
“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.”
Lucas 4:16.
E além de obedecer à lei, Jesus ordenava que as pessoas também a obedecessem. Em Mateus 8:4 mostra que, depois de curar um leproso, Jesus o mandou seguir uma determinação de Moisés:
“Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.”
E a ordem mais contundente de Jesus sobre a obediência à lei está registrada em Mateus 23:1-3:
“Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem.”
E a prova de que os discípulos obedeciam à ordem de Jesus sobre a lei é que eles guardaram o sábado até mesmo depois da morte de Jesus:
“E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.”
Marcos 15:42-43.
“E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto. Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.”
João 19:41-42.
E só depois de guardar o sábado as mulheres foram ao túmulo de Jesus:
“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
Mateus 28:1.
Como podemos perceber, Jesus nasceu e viveu sob a lei. Ele só nos apresentou o Novo Testamento enquanto fazia Sua última ceia aqui na Terra:
“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”
Mateus 26:28.
Mas esse é um outro assunto, e você pode conferi-lo nos outros dois textos dessa série:
Fique com Deus.
0 Comentários