As pessoas repetem a frase "Jesus morreu por nós", mas muitas ainda não compreendem o que isso significa. Foi por isso que resolvi fazer essa série, pois acredito que a mensagem da Cruz de Cristo é a mais importante que uma pessoa precisa ouvir e compreender. Saber exatamente onde o Novo Testamento começa é essencial para compreendermos o plano de Deus e para cumprirmos nossa parte na obediência pela fé. Então, vamos lá:
Jesus cumpriu a lei.
Ele mesmo disse que veio para isso:
“Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.”
Mateus 5:17.
Jesus foi circuncidado no oitavo dia:
“E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.”
Lucas 2:21.
Ele também guardava sábados:
“entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga”
Lucas 4:16.
E, além de não ter desobedecido aos mandamentos, Jesus nunca ensinou Seus discípulos a desobedecer à lei. Observe esses dois textos:
“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”
Lucas 23:56.
“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.”
Marcos 16:1-2.
Essas três mulheres eram discípulas de Jesus. Observe que até na morte dEle elas guardaram o sábado. Elas só foram ao túmulo “no primeiro dia da semana”.
Jesus não só não ensinou a desobedecer a lei como Ele ainda reforçou a obediência aos mandamentos. Veja a ordem que Ele deu ao povo e aos discípulos:
“Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as;”
Mateus 23:1-3.
Esse versículo mostra que Jesus ordenou publicamente que as pessoas obedecessem ao que os fariseus e escribas diziam. ‘E olha’ que Ele mesmo era acusado pelos próprios fariseus de violar sábados. Mas ainda assim, o Senhor fez questão de enfatizar a obediência à lei.
‘Cumprir’ significa sujeitar-se, submeter-se, obedecer, acatar, respeitar, observar, realizar, executar, efetuar, efetivar, exercer, encarregar-se, desempenhar, completar, concluir, perfazer, atingir, inteirar, totalizar, satisfazer, preencher, corresponder. Perceba que todas essas palavras significam apenas duas coisas:
Obedecer e concluir.
As pessoas tentavam cumprir a lei apenas no sentido da obediência. Tentavam e falhavam, porque elas faziam sacrifícios, mas voltavam a pecar, e por isso, precisavam sacrificar animais novamente. Isso não tinha fim. Ano após ano, década após década. Foram séculos pecando, oferecendo sacrifícios a Deus e pecando novamente:
“Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, para exercer o serviço sagrado e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados."
Hebreus 10:11.
Por isso que Cristo teve de vir. Nós nunca iríamos conseguir nos livrar de nossos pecados. E então o Senhor Jesus veio para fazer um único e perfeito sacrifício, e concluir essa situação que, há séculos, vinha desagradando a Deus:
"Não te agradaste de holocaustos e ofertas pelo pecado."
Hebreus 10:6.
“Por isso, ao entrar no mundo, Cristo disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim;
Hebreus 10:5.
“Num segundo momento acrescentou: “Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade.”
Hebreus 10:9.
Se nós não podíamos cumprir a lei nem pela obediência, Cristo, sendo homem e Senhor, foi o Único capaz de cumprir a lei em todo o significado da palavra ‘cumprir’. Jesus cumpriu obedecendo constantemente, sem nunca chegar a desobedecer a lei. Desde a infância Ele foi obedecendo, obedecendo, obedecendo e obedecendo. Ou seja: cumprindo, cumprindo, cumprindo e cumprindo até cumprir a lei, de uma vez por todas, derramando Seu precioso sangue, na cruz:
Jesus cumpriu a lei de forma tão notória e inegável que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, em duas partes, ‘na cara’ dos fariseus:
“E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”
Mateus 27:51:
Mateus poderia ter escrito apenas que o véu se rasgou, mas ele fez questão de registrar os detalhes desse acontecimento histórico e sobrenatural. O véu não ficou parcialmente danificado por um rasgo ocasional. Esse tecido, de dez centímetros de espessura e dezoito metros de altura, rasgou-se em toda a sua extensão até se dividir, logo após a morte de Jesus, publicando assim, a conclusão do antigo testamento e o estabelecimento do Novo Testamento pelo nosso Senhor:
“Ele remove o primeiro para estabelecer o segundo.”
Hebreus 10:9.
Jesus cumpriu a lei.
Leia, também, as outras duas matérias dessa série:
O início do Novo Testamento
Jesus viveu e pregou no tempo da lei
Fique com Jesus.
0 Comentários