O capítulo 37 de Gênesis mostra que os irmãos de José tinham ódio e inveja dele. E eles demonstravam esses sentimentos agindo da mesma forma que os invejosos de hoje agem: sendo grosseiros e sarcásticos.
Os dois próximos versículos mostram como eles falavam com ele e a respeito dele:
“e eram grosseiros quando falavam com ele.”
Gênesis 37:4.
“Lá vem o grande sonhador.”
Gênesis 37:19.
Você notou o sarcasmo nessa frase dita por um deles? Se você tem sonhos, prepare-se, porque os invejosos tentarão, no mínimo, te desanimar. Mas se você amar a Deus, Ele transformará os ataques deles em bênçãos para você. Observe esse texto, em Romanos 8:28:
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”
Esse texto nos ensina que Deus usa até os problemas para nos ajudar se nós o amarmos. A própria história de José mostra que Deus usou justamente uma terrível situação para realizar o sonho dele. Os irmãos de José o enviaram como escravo para o Egito. Mas ele se tornou foi a segunda maior autoridade daquele país. Eles pensavam que estavam destruindo os sonhos dele, mas, na verdade, só estavam era trabalhando para ajudar José a realizá-los.
Não odeie os invejosos. Mas ame a Deus. E Ele poderá fazer com que até os invejosos te ajudem a realizar teus sonhos.
E também não tente ‘dar uma de humilde’. José não perdeu tempo tentando parecer humilde para fazer com que seus irmãos não se ofendessem. É inútil tentar se acertar com invejosos. Pois eles não estão interessados em resolver situações. Eles só querem é atrapalhar a vida dos outros.
Não é nos invejosos que você tem de focar. E sim nAquele que colocou esse propósito no teu coração. Qual propósito? Esse aí mesmo que você ignora porque acha que não tem capacidade. O texto de Romanos 8:28, que eu citei agora a pouco, também diz:
“daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Em Atos 10:34 diz que “Deus não faz acepção de pessoas.” O fato de uma pessoa ter mais facilidade para lidar com matemática, por exemplo, não faz dela uma pessoa superior à outras com dons musicais. Eu já vi pessoas que têm ‘facilidade para calcular’, mas que não têm a mínima habilidade para argumentar em um debate de ideias. Não se deixe intimidar pela inveja dos outros. Descubra qual é a tua ‘facilidade’ e desenvolva esse dom.
O propósito de Deus para a vida de José está rendendo frutos até hoje. Pois além de ele ter se tornado tudo o que ele sonhou, a história dele ainda ensina inúmeras pessoas a perseverar para alcançar objetivos. A história da tua vida também pode deixar lições valiosíssimas para as próximas gerações. Basta que você faça como José, que focou em Deus.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
Foque em Deus.
0 Comentários