A palavra ‘pecado’ deriva do latim ‘peccatum’, e significa ‘tropeçar’, ‘tropicar’, ‘dar um passo em falso’. Já que ‘pecado’ significa ‘tropeçar’, observaremos, então, a seguinte situação:
Imagine que você está andando em uma calçada. Para caminhar com segurança você precisa ver onde está pisando, mas você também precisa olhar para frente e para o trânsito ao teu redor. Se você andar olhando apenas para o chão, você esbarrará em alguém ou baterá em alguma coisa. Mas se você olhar apenas para frente você tropeçará. Eis aí o pecado.
O pecado é um tropeço cometido por aqueles que não observam (vigiam) onde estão ‘pisando’:
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”
Mateus 26:41.
Mas o pecado não é um simples tropeção em que você apenas se assusta e volta a caminhar. Essa atitude se parece com um tropeço apenas no sentido de que falhamos por não vigiar nossos passos e ao nosso redor. Pecar é transgredir a lei de Deus. É atentar contra a Santidade do Senhor.
Se você ofender teu amigo, você o estará desrespeitando, e isso poderá causar o fim da amizade. E se você cometer um crime você estará desprezando as leis da sociedade, e poderá ser preso. Mas se você pecar você estará atentando contra a Santidade do Senhor. E a única condenação possível para essa atitude é a eternidade no inferno.
Você pode pensar que Deus está sendo extremamente severo e injusto por condenar por tão pouco. Parece ser um Deus orgulhoso, que não admite o mínimo erro contra Ele, e que já ‘sai condenando’ da pior forma possível. Mas o motivo dessa situação tão extrema não é orgulho ou injustiça de Deus. Lembre-se do que eu disse no parágrafo anterior: pecar é atentar contra a santidade do Senhor.
Deus é tão Santo, mas tão Santo, que qualquer manifestação do pecado, por ‘menor’ que pareça, será, imediatamente, expulsa da Presença dEle. Se o pecado não incomodasse Deus tanto assim, então, Ele também não seria tão Santo assim, e portanto, nem seria Deus. Ou Deus é o Top do amor, da santidade e da misericórdia, ou Ele não é Deus.
Podemos até desejar chegar em um bom lugar, mas se não vigiarmos nossos ‘passos’ (ações, atitudes e pensamentos), nós viveremos na prática do pecado até cair de vez. Todo aquele que peca se afasta do Senhor. E como Deus é a própria vida, apartar-se dEle é causar a própria morte:
“apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Mateus 7:23.
“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.”
Tiago 1:14-15.
Mas lembre-se que Deus não é apenas Santo. Ele também é amoroso e misericordioso. Ele aconselhou Caim, e ainda impediu que as pessoas o matassem depois de ele desprezar o Senhor e cometer um assassinato. Depois o Senhor libertou Israel do poder do Egito, e fez uma aliança com aquele povo. E como se isso já não fosse maravilhoso, Ele ainda enviou Seu próprio Filho para pagar por nossos pecados.
Se, por um lado, os nossos pecados são tão horríveis a ponto de poderem nos afastar de um Deus que é onipresente, por outro, Jesus Cristo é tão Santo e Perfeito a ponto de poder nos redimir desses pecados e nos reconciliar com o Pai:
“Cristo morreu por nossos pecados”
1 Coríntios 15:3.
“mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:23.
E antes de morrer por nossos pecados Jesus deu exemplos simples para entendermos facilmente e poderosos para podermos praticar com eficácia tudo o que for necessário para seguirmos pelo caminho certo:
“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”
Mateus 7:13-14.
“Larga é a porta” significa que é fácil entrar no mundo do pecado. A pessoa nem precisa pensar muito para decidir por qual pecado ela entrará nesse caminho. Basta ela seguir os maus desejos do coração e ir entrando de qualquer jeito.
E “amplo é o caminho” porque a pessoa tem muitas opções para permanecer na prática do pecado. Pecar está cada dia mais fácil porque a internet ‘democratizou’ a pornografia, o ódio, as heresias, a manipulação e o “Não julgueis”. É uma infinidade de seduções que, aos poucos, levam a pessoa à perdição eterna.
Mas a porta da vida é estreita. Não dá para chegar e ir entrando. Temos que ser disciplinados, pacientes e perseverantes para seguir nesse caminho apertado. Devemos olhar onde estamos pisando, observar nossas atitudes, obedecer aos mandamentos e perseverar em oração a cada dia até à volta do Senhor.
A porta larga e o caminho amplo dão a impressão de liberdade. Mas o fato é que as inúmeras ações pecaminosas desse caminho só servem para aprisionar até à morte. Mas os poucos mandamentos da vida libertam os que andam na verdade:
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
João 8:12.
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”
João 12:35.
“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
1 João 1:7.
“Digam a este povo: Assim diz o Senhor: 'Ponho diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte.”
Jeremias 21:8.
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”
Salmos 119:105.
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”
Salmos 119:11.
E além de exemplos simples, Jesus também nos deixou armas poderosas para perseveramos no caminho da santificação, como, por exemplo, a oração, o jejum e a Sua Palavra.
Jó só se desviava do mal porque ele observava onde estava ‘pisando’. Por onde você tem andado? Quais são as tuas atitudes diante das aflições dessa vida? A primeira coisa que você faz ao acordar é ligar o celular ou orar?
Outra coisa: Não é porque você decidiu seguir a Jesus Cristo que você não irá pecar. E você não estará permanentemente em condenação se você, eventualmente, pecar. Lembre-se do versículo que eu já citei:
“Apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade.”
Mateus 7:23.
Se Jesus fosse condenar todas as pessoas que já pecaram, então, ninguém seria salvo. Serão condenados todos aqueles que rejeitam a Cristo e que, por isso, VIVEM NA PRÁTICA DO PECADO. Se você está em Cristo, então, você se entristece quando peca, e isso te faz buscar ao Senhor ainda mais. Lembre-se que o diabo não para de nos atacar com suas seduções e de usar nosso passado nas acusações dele. Mas se você pecar, saiba que Cristo te ajudará:
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
1 João 2:1.
Mas se você ainda não tomou a decisão de seguir a Cristo eu te aconselho com os seguintes versículos:
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”
Isaías 55:6-8.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
Fique com Deus.
0 Comentários