‘Aflição’ significa ‘sofrimento’. E Jesus disse que nós passaríamos por aflições nesse mundo. Só que existem duas formas de sofrer as aflições dessa vida. A primeira é ficar resmungando, dizendo que esse sofrimento é injusto porque não fizemos nada para merecer isso. E a outra é assumir as palavras de Jesus sobre as aflições e seguir o conselho dele:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33.
Se a pessoa ficar resmungando durante a aflição, ela só fortalecerá os problemas dela, e isso só aumentará seu sofrimento:
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena.”
Provérbios 24:10.
“Mostrar-se fraco” é falar coisas negativas. Imagine uma balança antiga de dois pratos. Em um prato está você, e no outro estão tuas aflições. Quanto mais você resmungar das injustiças da vida, menor será a tua força, e por isso, no outro prato, mais pesadas as aflições ficarão para você. É simples. Quanto mais vezes você se mostrar fraco (a) mais fraco (a) você realmente será, e mais você sofrerá.
E estando fraco (a), você não conseguirá conquistar teus objetivos, e isso te levará a um ‘pingue-pongue’ entre desânimo e raiva. E se você não buscar ajuda você entrará em uma tristeza tão profunda, que te levará à morte. ‘Resmungar’ é uma das principais ações que ajudam a ‘pavimentar’ o caminho da morte:
“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”
2 coríntios 7:10.
Mas se durante uma aflição você se lembrar das palavras de Cristo e praticar os ensinamentos dele, você se fortalecerá constantemente até o dia em que se encontrar com Ele.
A minha definição para “Sentido da vida” é a seguinte:
Perseverar em Cristo, a cada dia, até eu me encontrar com Ele.
Alimente tua alma, diariamente, com as palavras de Jesus. Vença as pequenas aflições do dia a dia para você se preparar para as grandes aflições que, com certeza, virão.
Jesus está sendo claro, em João 16:33, sobre estarmos nele para que tenhamos paz, não importando a situação que estejamos passando. Se você trabalha ou estuda, você tem que lidar com as aflições causadas pelos colegas incrédulos e desrespeitosos. Libere a carga dessas aflições. Ore a Deus no intervalo das aulas e em uma pausa no trabalho:
“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.”
1 Pedro 5:5-11.
Uma outra tradução para ‘bom ânimo’ é ‘coragem’. Veja essa outra versão de João 16:33:
“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.”
Como Jesus venceu o mundo? Ele sempre citava a Palavra nos momentos de adversidade, e Ele estava sempre vigiando e orando. Se você observar, você perceberá que Jesus estava sempre orando sozinho em algum lugar. Quando foi tentado Ele citou três vezes os textos da bíblia para o tentador. Lembre-se que você só vencerá a aflição se tiver a coragem de orar a Deus a qualquer momento e se tiver prontos em tua mente os versículos da Palavra para serem lembrados em qualquer situação:
“Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.”
Salmos 119:11.
Eu escrevi este texto às 3h da manhã, com o cachorro do vizinho latindo e não me deixando dormir, e espantando um monte de pernilongos. Eu poderia ficar resmungando, mas se eu tivesse me concentrado nesses obstáculos eu não teria conseguido escrever este texto. Eu orava enquanto escrevia. Você não tem que fingir que o problema não existe. Você precisa é estar decidido (a) a orar a Deus a qualquer momento.
Decore os versículos bíblicos e pratique os ensinamentos contidos neles até que esses textos se tornem parte do teu caráter (coração). Dessa forma, você se lembrará automaticamente de versículos quando vierem as tentações de desânimo, de culpar a Deus ou aos outros. Só teremos paz se estivermos em Cristo. Quanto maior a aflição mais devemos buscar ao Senhor. Veja agora outro texto que te ajudará no momento da aflição:
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.”
Eu desejo que você vença o mundo na paz de Cristo.
0 Comentários