"BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO." APOCALIPSE 19:9.

Calvinista ou arminiano?

        Se tudo que Calvino e Armínio escreveram é perfeito, então eles foram apóstolos de Cristo, e escreveram inspirados pelo Espírito Santo. E por isso, devemos acrescentar suas teorias à bíblia. Mas se eles realizaram apenas estudos bíblicos, então existem inconsistências nesses registros. Pois a imperfeição é o resultado de todo e qualquer registro não impelido pelo Espírito.

        Mas os apóstolos de Jesus não registraram estudos bíblicos. Eles não foram observando, aprendendo e escrevendo de acordo com suas próprias teorias. Eles andaram com o Senhor e escreveram o evangelho inspirados pelo Espírito Santo. O evangelho, sim, é uma obra perfeita. Pois foi o próprio Senhor que falou (e ainda fala) no evangelho registrado por Seus apóstolos:

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:20-21.

“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.”

Gálatas 1:11-12.

“E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.”

2 Timóteo 1:10-11.

        Portanto, ao estudar as teorias de Calvino, Armínio, assim como qualquer outro estudo sobre a Palavra, devemos partir do princípio de que somente a Palavra é perfeita, e que, por isso, todo estudo, ainda que seja sobre a bíblia, é imperfeito. Podemos publicar o mais sincero estudo bíblico, com a intenção de que cada palavra seja para a glória de Deus, e ainda doarmos todo o lucro desse trabalho que, mesmo assim, esse estudo terá vaidades.

        Eu vejo “calvinistas” e “arminianos” discutindo na internet. No começo eu pensei que eles usavam esses estudos para ajudar na compreensão dos textos bíblicos. Mas depois eu percebi que muitos deles fazem o contrário: eles usam a bíblia para ‘comprovar’ que as teorias que eles defendem estão totalmente corretas. A impressão que eles passam é que essas teorias é que são a verdade espiritual deles.

        É inútil usar teorias humanas para combater heresias. E é tolice usar a Palavra de Deus para defender teorias humanas. Use a Palavra para combater heresias, e as próprias teorias humanas serão desenvolvidas (imperfeitamente, mas eficazmente) de acordo com a Palavra, para a glória de Deus.

        Observe que eu não estou defendendo nenhum dos dois. Se eles criam em Jesus Cristo, ótimo. Mas se eles pregavam algo diferente daquilo que vejo e vivo em Cristo, eu não me preocupo, pois eu não tenho medo de heresias. Eu leio livros cristãos e sou edificado pela pregação do meu pastor e dos diáconos. Mas também busco diariamente na Palavra as respostas sobre as questões da própria Palavra:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

Colossenses 3:16.

    Existem falhas nesse pequeno texto que você está terminando de ler agora. Caso encontre alguma, você terá a oportunidade de decidir entre usar essas falhas para insistir na defesa de teorias humanas que ‘glorifiquem’ a tua opinião, ou confrontar essas falhas com a bíblia para edificação e para a glória de Deus:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

2 Timóteo 3:16-17.

Fique com Deus!

Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.

Postar um comentário

0 Comentários