"BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO." APOCALIPSE 19:9.

Quem batizou o anjo João Batista?

“E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João, o Batista.”

Jesus, em Lucas 7:28.

        João não ia a festas. Ele nunca bebeu suco de uva. Ele era diferente das outras pessoas. Ele se vestia de forma simples, como um profeta:

“E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.”

Mateus 3:4.

        A bíblia faz questão de registrar que o mel que o alimentava não vinha de algum comércio, mas era "mel silvestre". Pois, assim como aconteceu com o profeta Elias, as roupas e o alimento de João vinham diretamente de Deus.

        A vinda de João foi profetizada por outros dois profetas:

"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;"

Malaquias 4:5.

"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Mateus 11:13-15.

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus."

Isaías 40:3.

        Na verdade, João foi muito mais do que profeta:

"Mas que saístes a ver? Um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta."

Lucas 7:26.

             Agora veja do que o Senhor Jesus chamou João Batista:

"Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho."

Mateus 11:10.

      Gabriel já tinha dito a Zacarias que o filho dele nasceria cheio do Espírito Santo:

"e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe."

Lucas 1:15.

             João foi batizado por Cristo enquanto ele estava no ventre de sua mãe, Isabel, quando ela ouviu a voz de Maria, que também estava com o Senhor Jesus em seu ventre:

“E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.”

Lucas 1:41.

             João viveu em comunhão com Deus desde a infância. Desde criança ele orava e jejuava nos desertos:

“E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.”

Lucas 1:80.

        E, cheio do Espírito ele repreendia autoridades e falsos mestres:

“Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia. Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.”

Marcos 6:18-20.

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”

Mateus 3:7.

        Seu ministério era notório. Multidões vinham para serem batizadas por ele:

“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Mateus 3:5-6.

        Ele veio preparando o caminho do Senhor até chegar ao auge de seu ministério: batizar o Filho do Deus vivo. Batizar o mesmo que já o tinha batizado:

“Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.”

Mateus 3:13.

        Uma vida santa, inteiramente dedicada a Deus. Uma morte rápida, como se o Pai estivesse com pressa de levá-lo para casa. E agora, uma eternidade na presença do seu Deus. O versículo seguinte foi dito por Paulo, mas eu creio que esse texto seja também adequado a João Batista:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

2 Timóteo 4:7-8.

        João não buscava ser popular e nem se preocupava com opiniões. Lucas 1:15 diz que “Ele será grande diante do Senhor.” Não diante dos homens, mas “diante do Senhor”. A vida de João é um ótimo exemplo para buscarmos a santificação em vez de aprovação humana.

        Se você estiver passando por um momento difícil, então, faça como João: use esse deserto para você se robustecer em espírito. Aproveite esse momento para se santificar, para que quando você pregar você esteja cheio (a) do Espírito e da autoridade da Palavra, assim como João esteve:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”

Hebreus 12:14-15.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

1 Pedro 1:15-16.

 "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

1 Tessalonicenses 5:23.

Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.

Você também pode adquirir nosso livro "Uma Palavra de Fé - Jesus, o centurião e a cananeia"

Que Deus te abençoe!

Postar um comentário

0 Comentários