“Os humilhados serão exaltados.”
Mas não é exatamente isso que está em Lucas 14:11. Veja o que Jesus disse:
“Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.”
Como você pode perceber, Jesus não disse que as pessoas ofendidas serão exaltadas. O mundo ensina que ser ofendido é a mesma coisa que ser humilhado. Mas Jesus nos mostra que os que ofendem os outros (se exaltam) serão humilhados para retornarem à sua posição natural.
Portanto, quando alguém diz que foi humilhado, ele está é confessando que se exaltou em alguma outra situação e que, por isso, ele foi colocado em seu devido lugar.
A própria oração do “Pai nosso” ensina que nós devemos é perdoar as ofensas. Quando alguém te ofender, essa pessoa não estará te humilhando. Ela estará apenas exaltando a si mesma. E esse exaltado será humilhado até abandonar suas ideias de superioridade.
Não se faça de coitado (a) quando alguém te ofender. Ficar esperando alguma 'compensação' porque foi ofendido (a) é se fazer de coitado (a) para Deus. Quem se faz de coitado é mais coitado do que finge ser. Humilhe-se a Deus em vez de se fazer de humilhado.
'Humilhar-se' é reconhecer que somos pecadores, confessar nossos pecados a Deus e clamar por Sua misericórdia. Humilhar-se a Deus evita que você se exalte e seja humilhado pelo Senhor. É melhor humilhar-se a Deus no teu quarto do que ser humilhado por Ele por ter se exaltado com os outros.
Você não quer se exaltar e ser humilhado (a) durante o dia? Então 'gaste' toda a tua humilhação ao acordar. Não importa a quantidade de ofensas que alguém profira contra você. Você não se sentirá humilhado (a) por ninguém se você já tiver se humilhado a Deus, em oração, pela manhã.
E além de não se preocupar mais com ofensas você ainda será exaltado (a) pelo Senhor. E Ele ainda te usará para humilhar os exaltados. As pessoas que se humilham a Deus são usadas por Ele para humilhar as pessoas que se exaltam. Pois Deus usa os humildes para fazer os orgulhosos perceberem a ilusão que eles vivem.
Deus usará pessoas respeitadas para confirmar tua autoridade na área que você atua. E o exaltado que te ofendeu verá a tua vitória.
O diabo atacou Jó de ‘tudo quanto é jeito’. Até seus amigos ficaram contra ele. Mas Jó permaneceu humilhando-se a Deus, e por isso, o Senhor exaltou a Jó dando-lhe autoridade para atuar como um sumo-sacerdote:
“O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou.”
Jó 42:8. (NTLH).
Olha só, que vergonha: os amigos do Jó só foram perdoados por Deus porque o próprio Jó teve de orar por eles. A própria pessoa que eles ofenderam foi quem os livrou da ira de Deus. Isso sim é humilhação, hein?
Em Números 12 diz que Aarão e Miriã se exaltaram contra Moisés. Mas ele não teve de se preocupar em responder aos dois exaltados porque o próprio Senhor os humilhou e confirmou a autoridade de Moisés:
"Então o Senhor disse: — Ouçam, agora, as minhas palavras: se entre vocês há um profeta, eu, o Senhor, em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Falo com ele face a face, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, vocês não tiveram medo de falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor se acendeu contra eles; e ele se retirou."
Números 12:6-9.
Por causa de sua exaltação eles tiveram de chamar Moisés de senhor, e Miriã teve de ficar separada do povo porque ficou leprosa por uma semana.
Eu não sei se você é respeitado (a) em casa ou no trabalho, mas se alguém se exaltar sobre você, lembre-se que esta é uma ótima oportunidade para você entrar em teu quarto e se humilhar a Deus. Lembre-se que Jó recebeu autoridade e Moisés teve sua autoridade reafirmada pelo Senhor porque eles se humilhavam constantemente a Ele.
Não existe um posicionamento neutro. Se você não se humilhar a Deus, então você já estará sendo soberbo (a). Quem não confessa seus pecados, sua fraqueza e dependência e não clama pela misericórdia dEle também não O reconhece como Deus:
“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”
Jeremias. 29:12-13.
“De todo o coração” aqui significa que não podemos esconder nossos medos e angústias. Devemos confessar nossos erros a Deus, e adorá-lo. Precisamos falar sobre nossos medos, angústias, tentações, nossas ações e nossos pensamentos ruins.
Se você não se humilhar ao Senhor você ficará se fazendo de vítima. É isso mesmo:
Quem se faz de ‘coitadinho’ para as pessoas só está é confessando que não se humilha a Deus.
Todos os dias nós temos de buscar a humildade. Todos os dias:
“Revesti-vos de humildade."
1 Pedro 5:5.
‘Revestir’. Ou seja: vestir novamente. O versículo não diz quantas vezes devemos nos revestir. Isso quer dizer que devemos sempre nos revestirmos de humildade. Devemos sempre nos humilharmos ao nosso Deus.
O que você acha melhor? Você mesmo (a) anunciar tuas ‘magníficas qualidades’ ou você ser honrado (a) por Deus na frente de todo mundo, igual aconteceu com Jó e com Moisés? Se você escolheu certo, então, a partir de hoje você vai se humilhar a Deus, todos os dias, em oração, pela manhã.
Jesus disse, em Mateus 11:29, que nós devemos aprender com Ele porque Ele é "manso e humilde de coração." Ele, sim, é humilde. E se Ele está dizendo que devemos aprender com Ele é porque Ele sabe que nós não temos nem condições de sermos humildes por conta própria. Nós precisamos de Deus para não sermos escravizados pela soberba:
“Não permita que a soberba se apodere de mim”
Salmos 19:13.
Ao pedir a ajuda de Deus Davi estava confessando que ele não tinha condições nem de evitar ser soberbo. A única coisa que podemos fazer é buscar a Deus. Temos de vigiar e orar para não cairmos na tentação do orgulho. Pois satanás está sempre nos tentando para nos exaltarmos até sermos derrotados.
A humilhação diante do Senhor é maravilhosa. Pois além de nos manter realistas quanto ao que somos, o Senhor renova nossas forças e ainda age por nós. A humilhação é maravilhosa também para os soberbos que decidem mudar suas vidas porque eles compreenderam que viviam uma mentira. Mas os que decidem permanecer na ilusão da soberba vivem com sentimento de vingança. Esse sentimento traz mais exaltação que, por sua vez, traz mais humilhação para esses soberbos.
Agora você verá a maior demonstração de alguém humilhando-se e sendo exaltado pelo Pai:
“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
Filipenses 2:8-11.
Humilhe-se, todos os dias, diante do Senhor. O poder de ser exaltado (a) por Ele está em tuas mãos:
“Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”
Tiago 4:10
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte."
1 Pedro 5:6.
Fique em Deus.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
0 Comentários