“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23.
‘Guardar o coração’ é um conselho bíblico para sempre buscarmos o aperfeiçoamento do nosso caráter:
“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.”
Provérbios 23:7.
Observe que o provérbio diz que a pessoa é aquilo que ela pensa. ‘Coração’, nesse caso, é um 'lugar' na mente onde estão todas as nossas crenças. E é a soma dessas crenças que forma a nossa índole.
As nossas crenças mudam todos os dias conforme vamos sendo influenciados pelas informações que nos são expostas. E não são apenas notícias e fatos grandiosos que nos influenciam. Pois até piadas ou vendedores ambulantes gritando numa calçada podem nos fazer mudar de opinião. É por isso que precisamos guardar nosso coração. Pois podemos ser influenciados a fazer o mal ou ser coniventes com coisas que desagradam ao Senhor.
A Palavra de Deus nos dá valiosíssimos conselhos sobre a manutenção do nosso caráter. Vamos observar algumas dessas recomendações:
“Desvia de ti a falsidade da boca”
Provérbios 4:24.
“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram”
1 Coríntios 10:10.
Esses dois versículos nos aconselham a evitar falar com falsidade e a murmurar, que é o mesmo que resmungar. As palavras que dizemos determinam se teremos uma vida próspera ou miserável. Se uma pessoa diz que é fracassada, então ela fracassará. Observar a qualidade de nossas palavras evita que contaminemos o nosso caráter:
“O que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.”
Mateus 15:18.
Mas não são somente nossas palavras que temos de controlar. Devemos também zelar pela qualidade dos nossos pensamentos:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Filipenses 4:8.
Uma única crença ruim contamina nosso caráter e nos faz dizer coisas ruins. E se você já sabe que determinado vídeo na internet vai fazer você rir de algo que desagrada a Deus, então você fugirá da aparência do mal e não 'dará play' nesse vídeo. Mas a melhor maneira de guardarmos nosso coração é fazer o que está escrito em Filipenses 4:6-7:
“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”
Relacionar-se com Deus é a melhor forma de protegermos nosso coração. Porque, como diz o versículo, é o próprio Senhor que, com Sua paz, guarda o nosso coração e os nossos pensamentos em Cristo. Você conhece alguém mais confiável para realizar tal serviço?
Existem ainda outros versículos que tratam desse assunto. Observe alguns deles:
“A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.”
Tiago 3:6.
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?”
Atos 5:3.
“Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem”
Mateus 15:19-20.
“Retenha o teu coração às minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.”
Provérbios 4:4.
“Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”
Provérbios 4:13.
“Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde
para todo o seu corpo.”
Provérbios 4:21-22.
“Abstende-vos de toda a aparência do mal.”
1 Tessalonicenses 5:22.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
Fique com Deus.
0 Comentários