Jesus usou uma parte da parábola do semeador para falar sobre as pessoas que não são perseverantes. Ele disse que essas pessoas até se alegram no começo, mas depois elas se fazem de vítima quando enfrentam dificuldades. E elas ainda colocam a culpa nas regras que elas já tinham decidido obedecer. Veja o que Jesus disse:
“O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;”
Mateus 13:20-21.
Será, então, que as pessoas que não têm essa tal “raiz” já estão condenadas? É claro que não! Jesus não disse isso para nos condenar, mas para mostrar que nós podemos aprender a perseverar. Observe o que aconteceu com o apóstolo Pedro:
“E Pedro disse: ‘Homem, não sei o que dizes.’ E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro, chorou amargamente."
Lucas 20:60-62.
Você acabou de ver que Pedro negou que conhecia a Jesus. Mas algum tempo depois disso, ele foi interrogado pelos fariseus. Veja o que ele respondeu agora:
“Mas Pedro e João responderam: — Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus? Pois não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido.”
Atos 4:19-20.
O que aconteceu com Pedro para que ele mudasse tanto em tão pouco tempo? Como que uma pessoa que negou a Jesus, diante dos empregados de um fariseu, agora, meses depois, falava ousadamente sobre Cristo na frente dos próprios fariseus? Que tipo de treinamento o Pedro teve nesse período para mudar tanto assim a sua personalidade?
A primeira informação que o texto nos dá é que o Pedro “chorou AMARGAMENTE” depois que ele negou a Jesus. Isso nos mostra que ele reconheceu a gravidade de sua atitude. Ele poderia ter se ofendido e colocado a culpa em Jesus por quase ter sido preso com Ele. Mas o Pedro não se fez de vítima. Ao chorar amargamente ele nos mostra que sabia que era ele que precisava mudar.
A segunda coisa que devemos observar é que, depois de ressuscitar, Jesus fez Pedro dizer três vezes que O amava. Talvez para compensar as três vezes que O negou. E além disso, o Senhor ainda deu um propósito a Pedro, dizendo:
“Apascenta as minhas ovelhas”.
João 21:17.
Agora Pedro tinha um objetivo na vida:
TRABALHAR NA OBRA DE JESUS.
A coragem do Pedro ao pregar justamente para os fariseus é a prova de que podemos, sim, aprender a perseverar. A perseverança é mais importante do que você imagina. Você precisa ter raiz em si mesmo (a) para vencer os anos de estudo em uma faculdade. Você precisa ter raiz em si mesmo (a) para trabalhar em um emprego ruim até alcançar o trabalho dos teus sonhos. E da mesma forma, nós precisamos ter raiz em nós mesmos para herdarmos a vida eterna que Cristo nos prometeu.
Ter raiz em si mesmo é ter um objetivo. As dificuldades não impedem o perseverante de prosseguir porque toda vez que ele está diante de um problema ele se lembra do seu objetivo. E isso o faz lutar com mais força ainda para vencer a dificuldade até conquistar o que deseja.
Pode vir o vento que vier que o coqueiro se mantém firme. Mas ele não fica lá apenas suportando o vento. Pois, além disso, ele produz frutos. Assim são os perseverantes. Eles não apenas suportam as dificuldades, mas também dão resultados, inclusive, nos momentos difíceis.
Cada objetivo nos fornece os princípios necessários para vencermos as dificuldades. Repetindo:
CADA OBJETIVO NOS FORNECE OS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA VENCERMOS AS DIFICULDADES.
Por exemplo: se o nosso objetivo é viver para sempre, então nós precisamos crer em Jesus Cristo, e obedecê-lo. Pois 1 João 5:20 expõe o princípio de que Jesus
“é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Viver com Deus para sempre é o principal objetivo do cristão. Pois essa é a maior promessa que Jesus nos fez.
Mas perseverar em Cristo não é apenas se reunir com os irmãos duas vezes por semana. A tua perseverança é manifestada no teu dia a dia. O perseverante não xinga quando algo dá errado. Ele reconhece o resultado ruim e trabalha até conseguir o bom resultado. E ele também não resmunga da vida, do mundo e de Deus.
E se você quiser saber se está perseverando em Cristo, então observe se Deus está sendo glorificado pelas coisas que você está fazendo. Se for necessário, chore amargamente assumindo a responsabilidade pelos erros que você cometeu, mas mantenha-se firme em Cristo pedindo perdão e confessando que O ama, assim como Pedro fez.
Se o teu objetivo é ter uma grande empresa, então, estabeleça esse objetivo em teus pensamentos e trabalhe até que você alcance o teu alvo. E se você crê em Cristo, então enraíze a vida eterna em tua mente. Lembre-se de Jesus toda vez que você enfrentar alguma dificuldade.
Esse é o ciclo da perseverança:
1° – Reconheça o problema como um problema.
Pode parecer uma recomendação estranha, mas o fato é que muitas pessoas chamam o problema de ‘covardia’, ‘injustiça’, etc.
2° – Lembre-se do teu objetivo.
3° – Esforce-se até superar essa dificuldade. Tudo é pelo esforço.
4° ─ Guarde a lição desse problema. Você precisará dessa experiência para vencer lutas ainda maiores, que certamente virão.
Aliás, outra maneira de saber se você está perseverando é observar se os problemas que surgem estão cada vez mais complicados. Se estiver cada vez mais difícil, então você está no caminho certo. Infelizmente (ou felizmente) é assim. A perseverança não torna o teu caminho mais fácil. Mas ela te prepara para obter vitórias ainda maiores.
Observe os vitoriosos na bíblia. A perseverança deles os levou a travar grandes lutas, e por isso, eles tiveram grandes conquistas, e hoje, eles estão tranquilos com o Senhor. Serão eternamente bem-aventurados. Assim também será com você. Persevere até estar com Deus no Céu.
“aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."
Mateus 24:13.
E lembre-se: a bíblia é o livro da perseverança. Se você chegar a desanimar, lembre-se da vida eterna e corra para a Palavra de Deus. Inspire-se com as histórias de pequenas pessoas vencendo gigantes e de pequenos exércitos derrotando poderosas nações. Nunca desista! Pelo contrário, persevere em Cristo!
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
Fique com Deus!
0 Comentários