"BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO." APOCALIPSE 19:9.

Fortalecendo o coração

        Todos nós possuímos crenças que nos ajudam a superar dificuldades. Mas não é porque possuímos crenças positivas que nós somos imunes aos problemas. Pois todos os dias acontecem situações que nos desafiam a continuar perseverando:

“Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.”

Provérbios 24:10. 

        As crenças positivas (ou verdadeiras) precisam ser constantemente confirmadas e fortalecidas pelas pequenas vitórias que vamos acumulando durante o dia. É um ‘monte de vasilhas’ que você conseguiu lavar. É uma doação que você fez a alguém. Todas essas pequenas coisas contribuem para o fortalecimento das boas crenças e, consequentemente, do nosso caráter.

        Ler a bíblia é uma ótima forma de obter as informações mais saudáveis para o desenvolvimento do nosso coração (caráter):

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” 

Salmos 119:9.

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” 

2 Timóteo 3:16-17.

        A manutenção do nosso caráter nos desenvolve e ainda gera bons resultados na vida de outras pessoas. E uma parte dessa manutenção é realizada observando nossas palavras. Pois o que dizemos alimenta o que cremos. 

        Se nos dedicarmos a conter nossos impulsos e a dizer apenas palavras que edificam nós fortaleceremos nosso coração, e isso refletirá em boas ideias que gerarão frutos para a sociedade. Mas se você reclamar por causa de alguma dificuldade você fortalecerá tuas crenças negativas. Se você possui, por exemplo, a crença de que ‘o mundo não vale nada’, você reforçará essa crença, sem perceber, toda vez que você reclamar de alguma coisa. Mesmo que seja uma pequena reclamação do dia a dia.

        Ao perceber que você vai resmungar, por não estar encontrando algum objeto que está procurando em casa, por exemplo, refreie tua língua até você encontrar o que procura. Depois que você encontrar você se sentirá bem por ter achado sem reclamar, e esse sentimento reforçará tuas crenças positivas. Você pode fortalecer tuas crenças saudáveis apenas resolvendo simples situações como essa.

        Mas se alguma vez você só perceber depois de já ter reclamado, não desanime. Pelo menos você já está consciente do teu erro. Tome a decisão de ‘fechar a matraca’ na próxima vez. Já deixe uma frase preparada para quando algo não der certo. Estabeleça, por exemplo, uma frase como ‘Não vou resmungar. Vou resolver’. Você já vai adquirir um poder descomunal se conseguir se segurar até resolver o problema do cotidiano.

        Outra coisa importante que podemos fazer para evitar resmungar é agradecer sempre a Deus. Quem não agradece constantemente a Deus pelas coisas boas que Ele nos dá só sabe ficar reclamando das dificuldades. A gratidão funciona como um antivírus diante dos problemas. Ela impede que nos contaminemos com nossas próprias palavras ruins.

        Observe a história do povo de Israel durante a passagem pelo deserto. Deus mandava comida, água, sombra de dia e fogo à noite para os aquecer e iluminar. Mas eles continuavam reclamando do Senhor. Não seja como essas pessoas. Ninguém gosta de um ‘resmungão’. O resmungão só serve de piada para os outros.

        Deus vê o melhor em você. Ele não enviaria o Filho dEle se não acreditasse na capacidade humana de perseverar até o fim. Continue seguindo em Cristo:

“Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.”

Mateus 6:22.

 

Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.

Fique em Deus.

Postar um comentário

0 Comentários