O povo de Israel clamou a Deus enquanto eram escravos no Egito:
“Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.”
E Deus ouviu o clamor de Israel:
“Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.”
Êxodo 2:23-25.
“Disse o Senhor: ‘De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem.”
E então, o Senhor enviou Moisés para libertar o povo:
Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas.”
Êxodo 3:7-10.
Moisés fez grandes sinais perante os israelitas e os egípcios. E a última praga foi tão devastadora que fez os egípcios não só libertar, mas expulsar os israelitas. Mas parece que nem todos esses sinais foram suficientes para fazer o povo de Israel crer que Deus iria libertá-los e levá-los para uma boa terra. Pois, na primeira dificuldade depois de libertos, eles já ‘despejaram’ toda a sua incredulidade ‘na cara’ de Moisés. E ainda fizeram isso com uma ‘piadinha’:
“E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?”
Êxodo 14:11.
“Não havia sepulcros no Egito?” Essa piadinha sarcástica dita por eles mostrou o tamanho da fé daquele povo. O texto mostra que os israelitas viram Faraó com seu exército antes de serem sarcásticos com Moisés. Eles viram, ficaram com medo e fizeram a piadinha.
Eles tinham uma fé tão pequena que imediatamente ficaram dominados pelo medo. Eles nem ao menos pensaram: Espera aí. Se Deus fez todas aquelas coisas para nos tirar da escravidão do Egito, talvez Ele fará algo para nos ajudar agora.
Eles nem tinham condições de mostrar uma grande fé nesse momento. Pois eles foram escravos que viveram por séculos sem nenhuma liderança espiritual, e por isso, seria natural que eles não tivessem uma grande fé. Bastaria apenas que eles ficassem calados para ver se teria mais algum sinal de Deus.
Mas e nós? Será que nós agiríamos diferente daquelas pessoas se estivéssemos no lugar delas? Será que se víssemos Faraó vindo com seu exército nós seríamos capazes de, pelo menos ficar calados pensando que se Deus fez tantos sinais, Ele também nos livraria daquele exército?
Uma forma de chegarmos a algumas respostas sobre isso é comparar aquela situação com os dias de hoje. Se aquele povo tinha consciência dos sinais feitos por Deus, hoje, os cristãos têm consciência do maior de todos os milagres: a salvação.
E mesmo não tendo visto pessoalmente a crucificação, nós cremos que fomos salvos e temos em nosso coração a certeza e a esperança da vida eterna, por nosso Senhor Jesus Cristo. Mas veja agora a advertência de Judas (Não o Iscariotes) aos cristãos:
“Embora vocês conheçam tudo isso, quero lembrar que o Senhor salvou o povo de Israel, tirando-o da terra do Egito, mas depois destruiu aqueles que não creram.”
Judas 1:5.
Judas usou o exemplo de Israel no Egito para nos advertir que da mesma forma que o povo de Israel foi salvo do Egito, Jesus nos salvou da morte eterna. Mas da mesma forma que os israelitas que não creram foram destruídos, muitos ‘cristãos’ partirão para a morte eterna. Muitas vezes nós estragamos tudo com a nossa língua. Se estamos passando por algum problema, e estamos desanimados e com medo, devemos, pelo menos, evitar falar palavras que desagradem a Deus. Aprendamos com o terrível erro dos israelitas, que fizeram piadinhas incrédulas, e 'se lascaram':
“Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”
Miquéias 7:7.
Fique com Deus. De verdade.
Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.
0 Comentários