"BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO CHAMADOS À CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO." APOCALIPSE 19:9.

O bom ânimo do Vanderlei Cordeiro

“No mundo tereis aflições, mas tende

bom ânimo” 

João 16:33.

        Vanderlei Cordeiro de Lima estava a menos de sete quilômetros de vencer uma maratona olímpica quando um homem invadiu a área da prova e o derrubou. Por causa disso, ele chegou em 3° lugar. Ele poderia ter se indignado, mas ele atravessou a linha de chegada ‘feliz da vida’ abrindo os braços, imitando um avião.

        A adversidade tirou a medalha de ouro do atleta, mas não foi capaz de tirar sua alegria. Se ele não tivesse sido atacado, ele teria vencido, e isso teria sido uma grande conquista para ele e para o povo brasileiro. Mas o contratempo serviu foi para propagar algo muito mais valioso do que uma medalha: o caráter:

“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;”

Tito 2:7.

        A atitude do Vanderlei exemplificou o 'espírito olímpico' tão proclamado pelos jogos. E isso aconteceu justamente no país que criou as olimpíadas. Os jogos olímpicos de Atenas foram acompanhados por quase quatro bilhões de pessoas, e os jornais de diversos países só falavam no ocorrido e na forma como o atleta tinha lidado com o imprevisto.

        E, entre tantas homenagens, o Comitê Olímpico Internacional ainda concedeu ao Vanderlei a medalha Pierre de Coubertin. Essa, sim, é uma medalha toda feita de ouro. Além de ser a mais alta honraria concedida pelo COI. 

        Hoje, o nome dele está registrado em uma pequena lista de pessoas que receberam essa medalha.

        E, além disso, o Vanderlei recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva, maior honraria concedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. E ele ainda foi escolhido para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura da Rio 2016.

        Mais importante do que as homenagens são as lições que aquele ‘aviãozinho’ nos deixou. Pois esse episódio da vida do Vanderlei inspira pessoas no mundo todo. Até hoje são feitas reportagens sobre a perseverança e a mansidão reveladas naquele gesto.

        O exemplo já foi dado. Agora cabe a cada pessoa escolher entre observar e praticar esses valores, ou continuar reclamando das oportunidades disfarçadas de problemas:

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” 

Gálatas 6:9.

        Que você persevere em Deus até alcançar teu propósito!

29/08/2004 foi um dia histórico. Parabéns, Vanderlei! Que Deus o abençoe!


Ajude o Chamados à Ceia a crescer. Compartilhe nossos posts no Face e no Whatsapp.


Postar um comentário

0 Comentários